Oii Bloggueiro(as); Sejam Todos(as) Bem-Vindos(as)!! ; *

22 de abril de 2010

Dia Internacional do Planeta Terra


No Ano do Planeta, leia sobre o Planeta Terra, tão amado, generoso e muitas vezes tão esquecido. Aproveite a mobilização em relação ao Meio Ambiente e reflita: o que VOCÊ pode fazer?

O Dia do Planeta Terra foi criado em 1970 nos Estados Unidos, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson. Festejado em 22 de abril, foi o primeiro protesto nacional contra a poluição e ganhou países adeptos ao movimento, a partir de 1990. Coincidência ou não, é também o Dia do Descobrimento do Brasil, uma “terra abençoada por Deus”, como costuma cantar o nosso povo.
Se pensarmos que o Dia do Planeta Terra nasceu como um protesto à poluição em 1970, podemos avaliar o que a humanidade conseguiu fazer nos últimos (quase) 40 anos. De acordo com as notícias que têm sido constantemente veiculadas na mídia internacional, parece que muito, muito pouco tem sido feito de lá para cá. Os rios estão cada vez mais poluídos, as florestas desmatadas, o ar carregado. A violência invade os lares, as escolas, as empresas e todos os espaços coletivos. O lixo é jogado nas ruas ao invés de ser reciclado. A água, o bem mais precioso da humanidade, está escassa. As geleiras estão derretendo. O homem, o único que poderia fazer alguma coisa, está mais preocupado com a economia de seus países.
Como fica a saúde emocional, física e mental do nosso planeta? Apesar dos prognósticos pessimistas, mas reais, ainda existem pessoas e entidades interessadas em manter o equilíbrio do planeta. Elas fazem parte de uma minoria consciente, formada por idealistas que querem fazer uma diferença no mundo. As crianças fazem parte desse grupo, junto com jovens cheio de sonhos e adultos. Ongs, instituições, empresas, iniciativas públicas e escolas estão a cada dia mais se mobilizando, unindo pessoas em prol de um único objetivo maior: salvar o Planeta Terra.
A equipe do www.itu.com.br elencou algumas das ações que timidamente estão sendo feitas na região de Itu, mas que podem – certamente, ganhar novas adesões, ampliando e trazendo um resultado ainda maior.
Nessa reportagem, você poderá saber também como fazer a sua parte, lendo as dicas práticas de como salvar o Planeta Terra. E se você quiser se aprofundar nesse tema, para efetivamente ser um agente transformador, não deixe de visitar alguns sites especiais que separamos para você.
E aproveite também para ler a Carta da Terra, um dos documentos da RIO-92. Encontro onde também foram firmadas as três convenções (Biodiversidade, Desertificação e Mudanças Climáticas), uma declaração de princípios e a Agenda 21 (base para que cada país elabore seu plano de preservação do meio ambiente). Dos 175 países signatários da Agenda 21, 168 confirmaram sua posição de respeitar a Convenção sobre Biodiversidade.

2 comentários:

•É um prazer te-lo(a) aqui. Beijão no ♥