Oii Bloggueiro(as); Sejam Todos(as) Bem-Vindos(as)!! ; *

22 de abril de 2010

22 de Abril de 1.500


Descobrimento do Brasil



Em 22 de abril de 1500 chegava ao Brasil 13 caravelas portuguesas lideradas por Pedro Álvares Cabral. A primeira vista, eles acreditavam tratar-se de um grande monte, e chamaram-no de Monte Pascoal. No dia 26 de abril, foi celebrada a primeira missa no Brasil.

Após deixarem o local em direção à Índia, Cabral, na incerteza se a terra descoberta tratava-se de um continente ou de uma grande ilha, alterou o nome para Ilha de Vera Cruz. Após exploração realizada por outras expedições portuguesas, foi descoberto tratar-se realmente de um continente, e novamente o nome foi alterado. A nova terra passou a ser chamada de Terra de Santa Cruz. Somente depois da descoberta do pau-brasil, ocorrida no ano de 1511, nosso país passou a ser chamado pelo nome que conhecemos hoje: Brasil.
A descoberta do Brasil ocorreu no período das grandes navegações, quando Portugal e Espanha exploravam o oceano em busca de novas terras. Poucos anos antes da descoberta do Brasil, em 1492, Cristóvão Colombo, navegando pela Espanha, chegou a América, fato que ampliou as expectativas dos exploradores. Diante do fato de ambos terem as mesmas ambições e com objetivo de evitar guerras pela posse das terras, Portugal e Espanha assinaram o Tratado de Tordesilhas, em 1494. De acordo com este acordo, Portugal ficou com as terras recém descobertas que estavam a leste da linha imaginária ( 200 milhas a oeste das ilhas de Cabo Verde), enquanto a Espanha ficou com as terras a oeste desta linha.
Mesmo com a descoberta das terras brasileiras, Portugal continuava empenhado no comércio com as
Índias, pois as especiarias que os portugueses encontravam lá eram de grande valia para sua comercialização na Europa. As especiarias comercializadas eram: cravo, pimenta, canela, noz moscada, gengibre, porcelanas orientais, seda, etc. Enquanto realizava este lucrativo comércio, Portugal realizava no Brasil o extrativismo do pau-brasil, explorando da Mata Atlântica toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa. Neste caso foi utilizado o escambo, ou seja, os indígenas recebiam dos portugueses algumas bugigangas (apitos, espelhos e chocalhos) e davam em troca o trabalho no corte e carregamento das toras de madeira até as caravelas.
Foi somente a partir de 1530, com a expedição organizada por Martin Afonso de Souza, que a coroa portuguesa começou a interessar-se pela colonização da nova terra. Isso ocorreu, pois havia um grande receio dos portugueses em perderem as novas terras para invasores que haviam ficado de fora do tratado de Tordesilhas, como, por exemplo, franceses, holandeses e ingleses. Navegadores e piratas destes povos, estavam praticando a retirada ilegal de madeira de nossas matas. A colonização seria uma das formas de ocupar e proteger o território. Para tanto, os portugueses começaram a fazer experiências com o plantio da cana-de-açúcar, visando um promissor comércio desta mercadoria na Europa.

Dia Internacional do Planeta Terra


No Ano do Planeta, leia sobre o Planeta Terra, tão amado, generoso e muitas vezes tão esquecido. Aproveite a mobilização em relação ao Meio Ambiente e reflita: o que VOCÊ pode fazer?

O Dia do Planeta Terra foi criado em 1970 nos Estados Unidos, pelo Senador norte-americano Gaylord Nelson. Festejado em 22 de abril, foi o primeiro protesto nacional contra a poluição e ganhou países adeptos ao movimento, a partir de 1990. Coincidência ou não, é também o Dia do Descobrimento do Brasil, uma “terra abençoada por Deus”, como costuma cantar o nosso povo.
Se pensarmos que o Dia do Planeta Terra nasceu como um protesto à poluição em 1970, podemos avaliar o que a humanidade conseguiu fazer nos últimos (quase) 40 anos. De acordo com as notícias que têm sido constantemente veiculadas na mídia internacional, parece que muito, muito pouco tem sido feito de lá para cá. Os rios estão cada vez mais poluídos, as florestas desmatadas, o ar carregado. A violência invade os lares, as escolas, as empresas e todos os espaços coletivos. O lixo é jogado nas ruas ao invés de ser reciclado. A água, o bem mais precioso da humanidade, está escassa. As geleiras estão derretendo. O homem, o único que poderia fazer alguma coisa, está mais preocupado com a economia de seus países.
Como fica a saúde emocional, física e mental do nosso planeta? Apesar dos prognósticos pessimistas, mas reais, ainda existem pessoas e entidades interessadas em manter o equilíbrio do planeta. Elas fazem parte de uma minoria consciente, formada por idealistas que querem fazer uma diferença no mundo. As crianças fazem parte desse grupo, junto com jovens cheio de sonhos e adultos. Ongs, instituições, empresas, iniciativas públicas e escolas estão a cada dia mais se mobilizando, unindo pessoas em prol de um único objetivo maior: salvar o Planeta Terra.
A equipe do www.itu.com.br elencou algumas das ações que timidamente estão sendo feitas na região de Itu, mas que podem – certamente, ganhar novas adesões, ampliando e trazendo um resultado ainda maior.
Nessa reportagem, você poderá saber também como fazer a sua parte, lendo as dicas práticas de como salvar o Planeta Terra. E se você quiser se aprofundar nesse tema, para efetivamente ser um agente transformador, não deixe de visitar alguns sites especiais que separamos para você.
E aproveite também para ler a Carta da Terra, um dos documentos da RIO-92. Encontro onde também foram firmadas as três convenções (Biodiversidade, Desertificação e Mudanças Climáticas), uma declaração de princípios e a Agenda 21 (base para que cada país elabore seu plano de preservação do meio ambiente). Dos 175 países signatários da Agenda 21, 168 confirmaram sua posição de respeitar a Convenção sobre Biodiversidade.

Yoga: Sirshasan (Headstand)


•Anota aí.. ;)

Variação 1 : O exercício é praticado com a ajuda das mãos e dos braços. Todo o peso da cabeça e tronco é colocado no interligados de mãos e os cotovelos. Os dois cotovelos dedos estão interligados de forma a três pontos ou tripé sobre o qual o organismo está equilibrado. O peso da cabeça é tão pequena que nem sequer é sentida. Quando o peso é dividida igualmente entre os cotovelos e os dedos bloqueado, é mais fácil de equilíbrio.



Use uma almofada macia ou um quatro-cobertor dobrado. Espalhe o cobertor no chão. Sentem-se sobre os joelhos. Por entrelaçado os dedos, faça uma fingerlock e mantê-lo sobre o cobertor de modo que o bloqueado mãos servir como um vértice e os dois cotovelos como a base, permitindo que os antebraços para equilibrar o corpo. O topo da cabeça pode ser apoiada por trás pelo fingerlock fazendo isso enquanto asana.

Manter o topo de sua cabeça sobre o cobertor perto do fingerlock. O parietal (frontal) da porção superior da cabeça deve ser colocada no cobertor e não a parte mais próxima à testa. Isso irá ajudá-lo a manter a coluna ereta, neste ASANA. Se a parte mais próxima à testa é utilizado, a coluna irá sofrer uma curvatura em equilibrar o corpo todo.


Agora, os joelhos são levados para fechar o corpo, e os pés estão autorizados a tocar o chão para equilibrar. Quando o tronco é suficientemente jogado para trás, você pode remover os dedos lentamente a partir do solo. Lentamente levantar as pernas elevadas para cima no ar até o corpo inteiro torna-se ereto. Stand na ASANA apenas durante cinco segundos e aumentar gradualmente o período de 15 minutos. Mesmo praticando regularmente por cinco a dez minutos de headstand, ao máximo os benefícios podem ser derivados.


Always respirar através do nariz e nunca apenas através da boca. No início, algumas pessoas vão ter dificuldade para respirar através do nariz, mas depois de alguns dias isso vai mudar.


Na aprendizagem ao headstand acima na maneira que você não vai precisar de ajuda. Você pode aprender o método de balanceamento de repetidas tentativas. Em vez de uma fingerlock método, você pode manter as palmas das mãos sobre o cobertor, um de cada lado. Você vai achar isso fácil. Quando você aprendeu a equilibrar o corpo inteiro, você pode levar o fingerlock método.


Inferior das pernas para o chão lentamente à posição original. Baixa as pernas muito, muito devagar e evite idiotas. Após completar o ASANA, bancada para erguer um minuto ou dois. Isto irá harmonizar a circulação sanguínea.


Variação 2 : Nesta posição, as mãos são mantidas separadas da cabeça e toma um peso igual. Este foi concebido para fortalecer os músculos dos ombros, superficial músculos das costas e os músculos dos braços. Esticando as pernas e mantendo as plantas dos pés juntos, a circulação das extremidades inferiores está aumentado. Este também é esticar a veias e fortalece os músculos das coxas, pernas e pés.


Variação 3 : O mesmo benefício é derivado da variação no 2. Isto dá um extra de alongamento e torcer para músculos das coxas e pernas e apertou o sangue venoso da veia cansada.


Variação 4 : Nesta pose, os músculos das coxas e pernas, que são utilizados para passeios a pé, de pé, é dado um máximo de alongamento.


Variação 5 : Aqui, as mãos são dobradas na frente da cabeça como um apoio. Nesta posição mais pressão é colocada sobre a cabeça. Cervical e as porções das vértebras torácicas buscar imensa pressão e os ligamentos relacionados com a coluna vertebral são oferecidos com mais sangue arterial.



Vídeo de como se faz.http://www.youtube.com/watch?v=nRdLDr1JHxE&feature=player_embedded